terça-feira, 30 de março de 2010

LISBOA

Encontrei na Net - Lisboa.



Uma capital com muita histórica, começando pelo nome...

LISBOA, cidade cantada e do poeta.
O nome "Lisboa" remontará aos Fenícios.
Dado o magnífico porto fornecido pelo estuário do Tejo, a cidade terá sido nomeada "Allis Ubbo" ou "Porto seguro" em fenício, de acordo com uma das várias teorias da sua origem.
Outra teoria explica o nome por associação ao nome pré-romano do rio Tejo, "Lisso" ou "Lúcio".
Uma lenda popular conta que a cidade de Lisboa teria sido fundada pelo herói grego Ulisses e que, por associação a este fato, os gregos chamaram a cidade de "Olissipo", cidade de Ulisses. Posteriormente, o nome grego teria sido corrompido em latim para "Olissipona".
Ptolomeu chamou a cidade de "Oliosipon".
Os visigodos chamaram-na "Ulishbona"e os mouros, que tomaram a cidade no ano 719, nomearam-na, em árabe, "al-Lixbûnâ" ou "al-Ushbuna"[


Lisboa Menina e Moça




Carlos do Carmo
Composição:
Ary dos Santos e Paulo de Carvalho
No castelo, ponho um cotovelo
Em Alfama, descanso o olhar
E assim desfaz-se o novelo
De azul e mar
À ribeira encosto a cabeça
A almofada, na cama do Tejo
Com lençóis bordados à pressa
Na cambraia de um beijo
Lisboa menina e moça, menina
Da luz que meus olhos vêem tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida
No terreiro eu passo por ti
Mas da graça eu vejo-te nua
Quando um pombo te olha, sorri
És mulher da rua
E no bairro mais alto do sonho
Ponho o fado que soube inventar
Aguardente de vida e medronho
Que me faz cantar
Lisboa menina e moça, menina
Da luz que meus olhos vêem tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida
Lisboa no meu amor, deitada
Cidade por minhas mãos despida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

1 comentários:

Ysaflor Marques 03 abril, 2010 03:04  

Hermoso!! gustei muito do video!! cuando eu foi a Portugal eu queria ir a Lisboa porque a familia de minha mai, mihna avó é do continente e também gostava visitar Fátima mas não tivemos oportunidade, talvez na próxima ;)

Pub

Pub

  ©Template by Dicas Blogger.