segunda-feira, 9 de maio de 2011

10 MELHORES JOGADORES PORTUGUESES DE SEMPRE

"Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal. Este artigo foi produzido por: Daniel Moutinho, Diogo Gonçalves, Gonçalo Leal, João Carvalho, Renato Silva e Rodrigo Vaz."
In, Msn
10º
"Pedro Miguel Carreiro Resendes, mais conhecido por Pauleta, foi um dos maiores goleadores portugueses de sempre. Pauleta, que nunca jogou no campeonato luso, destacou-se ao serviço do Bordeaux e do PSG, tendo sido considerado o melhor jogador de sempre da equipa parisiense. O ciclone dos Açores representou a equipa das Quinas 88 vezes e tornou-se no jogador com mais golos pela selecção: 47 contra os 41 de Eusébio. Aposentou-se da alta competição em 2008."



Humberto Manuel de Jesus Coelho, natural do Porto, foi considerado um dos melhores defesas centrais a jogar na Europa. A sua carreira foi feita, principalmente, ao serviço do Benfica, onde conquistou oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e uma Supertaça. O grande capitão das águias foi chamado para representar a Selecção Nacional por 64 vezes, tendo falhado, por lesão, o Europeu de França em 1984.

O antigo guardião, Vítor Baía, foi considerado um dos melhores jogadores do mundo a actuar na sua posição. Estreou-se com apenas 19 anos na equipa principal do FC Porto e com 21 na Selecção Nacional. Em 1996 foi contratado pelo FC Barcelona. Baía voltou ao Porto, em 1999, seguindo-se anos de sucesso que o tornaram num dos jogadores com mais títulos no planeta. Nunca mais foi chamado à Selecção depois de Scolari ter assumido o comando da equipa. Arrumou as luvas aos 37 anos, no FC Porto.

Fernando Gomes, mais conhecido como “Bi-Bota”, foi um dos maiores avançados de sempre do futebol português. Fez quase toda a sua carreira no F.C. Porto, tendo-se transferido para o Sporting já em final de carreira. Ao serviço dos portistas marcou 288 golos, tornando-se no único jogador luso, até hoje, a conquistar por duas vezes a Bota de Ouro. Fernando Gomes foi internacional 48 vezes, marcando 13 golos ao serviço da Selecção das Quinas.

Rui Costa, também conhecido como o “Maestro”, foi um dos melhores número 10 que Portugal e o Mundo já viram jogar. Começou a sua carreira no Benfica, seguiu-se a Fiorentina e depois o AC Milan. Voltou ao Benfica, em 2006, para acabar a carreira no clube do seu coração, dois anos depois. O seu percurso na selecção portuguesa foi também notável: marcou o golo da vitória do Campeonato do Mundo de sub-21 e retirou-se da selecção principal após 94 internacionalizações.


Mário Esteves Coluna, de alcunha “O Monstro Sagrado”, foi um dos mais  importantes jogadores portugueses de sempre. Conhecido pela sua eficácia a comandar o meio campo, Coluna esteve nas grandes conquistas do Benfica da década de 60. Em 1966 foi o capitão dos Magriços, no terceiro lugar alcançado por Portugal no Campeonato do Mundo. Jogou ainda pelo Olympique de Lyon antes de arrumar a botas em 1972.

Fernando Albino Sousa Chalana, natural do Barreiro, foi, sem dúvida, um dos melhores extremos que passou pela Selecção Nacional. Este grande jogador, também conhecido como o pequeno genial ou Chalanix, actuou no Benfica durante vários anos. O seu famoso pé esquerdo levou-o muito cedo, com 17 anos, à Selecção Nacional. O ponto alto da sua carreira aconteceu no Europeu de 84, tendo despertado a cobiça dos franceses do Bordéus, onde jogou durante três épocas.

Luís Figo foi o nome mais sonante da chamada geração de ouro. Começou a sua carreira de sénior no Sporting, tendo ingressado depois no Barcelona em 1995. Em 2000, deu-se a transferência mais polémica do futebol mundial: por 60 milhões de euros, o Barcelona viu partir o seu craque para o eterno rival Real Madrid. Anos mais tarde, trocou os merengues pelo Inter de Milão onde terminou a sua carreira. Continua a ser, ainda hoje, o jogador português com mais internacionalizações.

O madeirense Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português da actualidade e um dos melhores do mundo. O jogador, formado nas escolas do Sporting, foi transferido para o Manchester United em 2003. Ronaldo atingiu o auge no clube inglês e foi considerado, em 2008, o melhor jogador do mundo pela FIFA. Seguiu-se uma transferência (a mais cara de sempre) para o clube que representa actualmente, o Real Madrid. Ronaldo tem 80 jogos por Portugal e 27 golos.

 
Eusébio da Silva Ferreira, ou simplesmente “Pantera Negra”, foi um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos. Símbolo vivo do futebol português e do Benfica, levou o nome de Portugal a todo o mundo, com os seus magníficos golos que eram verdadeiros hinos ao futebol. Fez parte da selecção dos magriços que honrou a camisola das Quinas no Mundial de Inglaterra. As suas arrancadas, os seus golos, as suas lágrimas no Inglaterra 66 e a sua estátua serviram para imortalizar este rei.

0 comentários:

Pub

Pub

  ©Template by Dicas Blogger.