sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESC. CARDEAL D. TEODÓSIO CLEMENTE DE GOUVEIA

No passado dia 5 de Outubro, curiosamente no centenário da República, foi inaugurado a escola de 2º e 3º ciclo de São Jorge, com a capacidade para 250 alunos, obra esta que custou cerca de 4.ooo.ooo euros (800 mil contos), foi também remodelado e coberto o polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Jorge, que a partir de agora serve as duas instituições, esta inauguração teve a presença do presidente do governo regional, Dr. Alberto João Jardim e o presidente da Câmara Municipal de Santana, Dr. Rui Moisés, e as mais diversas entidades oficiais e associações do concelho e da freguesia. Anexa a esta escola está também o novo auditório da freguesia.

Esta nova instituição de ensino terá denominação de “Escola Cardeal D. Teodósio Clemente de Gouveia”, nascido em São Jorge, Madeira, 13 de Maio de 1889, único cardeal madeirense até a data, foi arcebispo de Lourenço Marques (desde 1941), tendo antes exercido as funções de bispo de Leuce e Prelado de Moçambique (1936).

É de referir que a nossa mais ilustre figura, foi feito cardeal pelo Papa Pio XII no consistório (reunião de Cardeais para dar assistência ao Papa nas suas decisões) de 18 de Fevereiro de 1946.

0 comentários:

Pub

Pub

  ©Template by Dicas Blogger.