EYJAFJALLAJÖKULL
“O mundo parece virado do avesso: cheias em vários sítios do mundo, deslizamentos de terras no Rio de Janeiro, alterações climáticas, tsunamis, inúmeros terramotos, etc. Tudo isto tem inundado as nossas notícias. Parece que o planeta está “virado contra nós”.
No entanto, uma visão histórica do problema leva-nos a perceber que não é bem assim.
O que se passa é que agora estamos a ser mais afectados pelos problemas. Esses eventos sempre se produziram, mas agora temos mais notícias sobre eles, além de que nos afectam mais directamente porque somos mais a viver em zonas de risco.
Os “desastres naturais” mais noticiados recentemente tem a ver com o número de terramotos que tem acontecido nos últimos tempos. O número não é nada de anormal, mas nós estamos mais atentos a esses fenómenos, e mais pessoas têm morrido.
Vem isto a propósito da nova “ameaça”.
Eyjafjallajökull é um dos glaciares da Islândia. Cobre um vulcão que tem entrado em actividade periodicamente, por exemplo, em 1612, em plena época de Renascimento Europeu. Em 1821-23, por exemplo, levou a uma elevada mortalidade.
Nos últimos 20 anos, a Islândia teve erupções semelhantes. Aliás, a Islândia é um país com imensa actividade vulcânica, já que é um ponto de encontro entre as placas tectónicas da América e da Europa.”
Fonte: Astropt
0 comentários:
Enviar um comentário