EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS (2)
"Ir para o maneta"
Significado: Estragar-se; desaparecer; morrer.
Origem: Conta-se que, por alturas da invasão de Portugal por parte dos franceses, um general, chamado Loison, tinha perdido um braço numa anterior batalha. Esse militar era responsável pelas torturas aos presos e tinha, inclusivamente, causado várias mortes. Por ser tão terrível nas torturas que executava, surgiu um medo popular do general Loison, mas ninguém o tratava por esse nome. Para o povo, Loison era "o maneta". E quando havia perigo de se ser capturado, ouvia-se logo o conselho: "Tem cuidado, que ainda vais para o maneta." Duzentos anos depois, o generall loison ainda vive nesta expressão habitualmente utilizada.
2 comentários:
Muito bom esta parte das expressões idiomáticas!! Também por isso eu gosto muito de teu blog, porque cada vez mais estou apredendo a escrever melhor o português e falarlo, mas agora com estas expressões muito mais!! ainda eu escrevo e falo como uma india jajaja ... mas as coisas são claro passo a passo!! obrigadissima pela ayuda idiomática ;)
Muito bom esta parte das expressões idiomáticas!! Também por isso eu gosto muito de teu blog, porque cada vez mais estou aprendendo a escrever melhor o português e falarlo, mas agora com estas expressões muito mais!! ainda eu escrevo e falo como uma india jajaja ... mas as coisas são claro passo a passo!! obrigadissima pela ayuda idiomática ;)
Enviar um comentário