sexta-feira, 18 de junho de 2010

PORTO, BENFICA... OU SPORTING...!!!

Ikapa: no Cabo há um Sporting encarnado que era para ser Porto


O Vasco da Gama não é o único clube da Cidade do Cabo com influência portuguesa. O Ikapa Sporting também tem dirigentes e treinador lusos. Em Alvalade foram buscar inspiração para o nome e para o símbolo, mas curiosamente o clube joga de encarnado e até era para se chamar Porto!

«Por acaso não sou sportinguista. Sou portista, mas Ikapa Porto ficava mal», explica José Abreu, um dos donos do clube. «O vermelho tem a ver com Portugal, e é também a cor de alguns clubes dos quais gostamos, como o Manchester United», acrescenta. Já o leão no símbolo foi uma escolha do sócio, mas «deve ter a ver com o Sporting», diz ao Maisfutebol.

José Abreu e o sócio decidiram comprar o Ikapa Sporting há três anos. Na verdade compraram o Fidentia Rangers, que se tinha mudado recentemente de Durban, e deram-lhe outro nome. «Mudámos para juntar um toque da África do Sul (ndr. Ikapa é cidade do cabo, na língua xhosa) ao toque português», explica.

Residente na África do Sul desde os três anos de idade, José Abreu diz que a paixão pelo futebol é influência lusa. Garante ser apaixonado pela equipa das quinas, e por isso comprou um «team ticket» para este Mundial que, acredita, «vai ser um sucesso». «Podem surgir pequenos problemas, como em qualquer país, mas todos aqueles que visitarem a África do Sul, vão ficar muito surpreendidos com as infra-estruturas que temos». Ainda assim o dono do Ikapa Sporting lamenta que poucos adeptos estrangeiros estejam a viajar para a África do Sul, com receio da insegurança

0 comentários:

Pub

Pub

  ©Template by Dicas Blogger.