quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ORIGEM DAS FÉRIAS

Você sabia esta?

Para quem não sabe, nem sempre nós tivemos (nossos antepassados, “azar”) férias, pelos vistos foi uma lei aprovada (subornada) por quem merecia e desejava (foi a única), é, mas parece que essas mesmas leis continuam a ser aprovadas da mesma maneira, por desejos e subornos mas não para quem merece, continua na mesma, bem com uma diferença, esta das férias foi bem “subornada”.

“Quem inventou as férias foi um norte-americano chamado John Silvy, que era empregado de limpeza do Senado Americano em 1835.

Ele estava cansado de trabalhar tanto e resolveu aproveitar o fácil acesso que tinha às gavetas dos senadores (precisava de limpar tudo, logo, tinha uma chave para tudo) para falsificar um pedido de votação para uma lei que garantiria aos trabalhadores um período de descanso (até então, não existia este conceito entre os empregadores). A lei foi aprovada, pois John já sabia de antemão em que local ficavam as leis que eram aprovadas e as desaprovadas (os senadores não liam nada, apenas seguiam o que estava pré-definido pelo presidente). Apesar do susto, após terem descoberto a asneira que tinham feito, os senadores não tiveram escolha pois não era possível voltar atrás numa lei que tinha acabado de ser aceite por unanimidade.

A partir daí, o mundo imitou os Estados Unidos e esse período de descanso passou a vigorar em quase todo o planeta. O termo “férias” surgiu porque John, espertamente, colocou no seu “projecto lei” que os funcionários no período de descanso continuam a receber a féria do mês. Como o descanso era em dois meses, seriam duas férias. Os empresários ficaram com tanta raiva que, jocosamente, passaram a chamar isso de “férias imerecidas” e, mais tarde, por preguiça, apenas de “férias”. Com o tempo, o termo tornou-se sinónimo desse período de descanso.”

0 comentários:

Pub

Pub

  ©Template by Dicas Blogger.