terça-feira, 28 de setembro de 2010

TIAGO FREITAS



"Livro de linguista da Região para lançar em Lisboa na Universidade Nova, será lançado o livro com textos do linguista Tiago Freitas
 
 
Estudos de Corpora - Da teoria à prática' é como se intitula o livro que será lançado a 28 de Setembro na Universidade Nova de Lisboa. A obra reúne um conjunto de textos da autoria de Tiago Freitas, um jovem linguista madeirense, que morreu em 2008, com apenas 29 anos de idade. A obra, que será lançada na sala multiusos 3 (Edifício ID, 1º piso) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da 'Nova', surge com a chancela da 'Edições Colibri' e reúne um conjunto de artigos da autoria deste académico.

Este livro, uma homenagem do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) ao seu autor, resulta dos trabalhos de pesquisa que estavam a ser desenvolvidos por Tiago Freitas, alguns dos quais em parceria com outros colegas do ILTEC, e assume-se como a materialização de uma abordagem particular do português falado.

Reunidos no volume estão textos apresentados em reuniões científicas e em livros já publicados. Não faltam também trabalhos inéditos que vêm agora a lume, envoltos não apenas num carácter teórico, mas dando também ênfase à componente prática.

Na senda do que defendia o autor, a construção de 'corpora' só encontra um fundamento válido na aplicação deste sobre o objecto de análise. Consciente da necessidade crescente de dados da oralidade e da aplicação dos progressos tecnológicos ao tratamento e aplicação dos mesmos, Tiago Freitas problematiza, ao longo de aproximadamente três centenas de páginas, aspectos da língua tal como é usada em contextos reais ainda não totalmente compreendidos e explicados, numa tentativa de ultrapassar os obstáculos colocados ao tratamento e análise da oralidade.

Entre as muitas abordagens dos variados artigos, refira-se a apresentação de um guia teórico e prático para o estudo do português falado, onde é formulada uma espécie de preceituário de convenções e métodos estabelecidos, por exemplo, para a gravação e transcrição de dados orais.

Alguns dos textos fazem também referência a diferentes projectos que têm sido desenvolvidos por várias entidades relacionadas com a Linguística, caso da REDIP (Rede de Difusão Internacional do Português: rádio, televisão e imprensa), um 'corpus' de língua oral e escrita constituído a partir de amostras diversificadas dos três supracitados meios de comunicação.

O CORP-ORAL (Corpus de Fala Espontânea em Português Europeu) é outro dos projectos que merece destaque no livro que será em breve lançado.

Natural do Funchal, Tiago Freitas era considerado uma das grandes promessas da Linguística em Portugal, pertencendo a grupos de investigação e doutorando na altura em que, lamentavelmente, faleceu."


Noticia Publicada no dia 26 de Setembro de 2010 pelo DN Madeira

0 comentários:

Pub

Pub

  ©Template by Dicas Blogger.